Quinta-feira, 22 de Outubro de 2009

O cheiro da terra molhada (Visão)

 

"Contam-se pelos dedos (de uma mão?) os anti-heróis da ficção portuguesa que perduram, ganhando substância, sombras, saibro na sola dos sapatos, pegadas na memória dos leitores. Que largam pistas que estes, uma outra espécie de detectives, querem seguir como se perseguissem parentes reais. Um desses anti-heróis é Jaime Ramos, o inspector da Polícia Judiciária do Porto, personagem criado por Francisco José Viegas, poeta e cronista, editor da Quetzal e director da revista Ler, vencedor do Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, com o romance Longe de Manaus (2006). E que agora regressa, como um fantasma de si mesmo." 


Excerto da recensão de O Mar em Casablanca, publicada na edição desta semana da revista Visão e assinada por Sílvia Souto Cunha.

publicado por Porto Editora às 11:10
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De metro madrid a 14 de Janeiro de 2011 às 10:31
Parabéns pelo seu blog, muito interessante. Estou estudando Português, eu não consigo entender tudo, mas quase! ;)

Comentar post

o autor

Francisco José Viegas nasceu em 1962. Foi professor universitário e jornalista, tendo sido director da revista Grande Reportagem e da Casa Fernando Pessoa.

Actualmente é director editorial da Quetzal e director da revista Ler, colaborador de vários jornais e revistas (nomeadamente Correio da Manhã, A Bola, Volta ao Mundo). Foi responsável por programas na rádio (Antena 1) e televisão (Livro Aberto, Escrita em Dia, Ler para Crer, Primeira Página, Avenida Brasil, Prazeres e Um Café no Majestic).

Da sua obra destacam-se livros de poesia (Metade da Vida, O Puro e o Impuro e o mais recente Se Me Comovesse o Amor) e os romances Regresso por um Rio, Morte no Estádio, As Duas Águas do Mar, Um Céu Demasiado Azul, Um Crime na Exposição, Um Crime Capital, Lourenço Marques e Longe de Manaus, com o qual obteve o Grande Prémio de Romance e Novela, de 2005, da Associação Portuguesa de Escritores.

Os seus livros estão publicados na Itália, Alemanha, Brasil, França e República Checa.

pesquisar

Novembro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
17
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

posts recentes

No Porto

Em Guimarães

«O Mar em Casablanca» na ...

Um olhar sobre "O Mar em ...

Francisco José Viegas na ...

O cheiro da terra molhada...

O Mar em Casablanca na Ti...

O Mar em Casablanca nos A...

"O fechar de um ciclo" (r...

Aventuras de Jaime Ramos ...

arquivos

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

subscrever feeds